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sábado, 11 de maio de 2013

#4 Utilizando Servo Motor no Arduino

Neste post você irá aprender a utilizar um Servomotor no Arduino. A imagem abaixo lista os componentes necessários para a realização deste experimento. 
O motor utilizado neste experimento é um Micro Servo 9g, como mostra a figura abaixo. 
Como os fios devem ser ligados:
- Fio Laranja: Porta de saída digital do Arduino.
- Fio Vermelho: Porta 5v no Arduino.
- Fio Marrom: Porta GND no Arduino.
A imagem abaixo mostra como os componentes devem ser ligados na protoboard. É importante que os componentes sejam ligados no Arduino quando ele estiver desligado para não correr o risco de danificar a placa.


Após ligado os componentes conforme a imagem acima é preciso programar. Ligue o Arduino no computador, abra a interface de desenvolvimento (IDE) e cole o código abaixo. As "//" no código significam comentário, ou seja, o que for escrito após as "//" na mesma linha a IDE do Arduino não considera como código. Após colocar o código, pressione  no menu superior e teste veja o motor funcionar.

CÓDIGO


#include <Servo.h> //Biblioteca utilizada
#define SERVO 6 //Porta utilizada para o motor

//Explicação sobre bibliotecas e include na legenda do código

Servo s; //Variável utilizada para o servo motor
int pos; //Posição para deixar o motor

void setup (){
  s.attach(SERVO);
  Serial.begin(9600);
  s.write(0); //Começa o motor na posição 0
}
void loop(){
  for(pos = 0; pos < 90; pos++){
    s.write(pos);
    delay(15);
  }
  delay(1000);
  for(pos = 90; pos > 0; pos--){
    s.write(pos);
    delay(15);
  }
}
Legenda do código:

- #include <Servo.h>: Esta biblioteca permite o controle de servomotores a partir de uma placa Arduino. Servomotores possuem engrenagens interligadas e um eixo que pode ser controlado com precisão.
- #define: É utilizado para definir variáveis que conterão valores fixos, ou seja, que não serão alterados durante a execução do programa. Por exemplo, neste experimento não será alterada a porta em que o servomotor está conectado, como veremos a seguir.
- #define SERVO 6: Esta linha define que a variável SERVO irá valer 6 durante toda a execução do programa.